FOGUEIRA DE 42 METROS

Fogueira está com 42 metros de altura

A tradicional festa de São João Batista na comunidade de São Bento Bairo, em Nova Veneza, conhecida como festa da fogueira, é neste sábado. A principal atração, este ano, terá 42 metros de altura. A expectativa dos organizadores é de mais de 15 mil pessoas compareçam aos festejos.

Desde o mês de maio a estrutura da maior fogueira do Sul do Estado começou a ser montada ao lado da igreja de São João Batista. Como de costume, haverá um “leilão” para o acendimento da fogueira. Quem der o maior lance irá acender a fogueira. A previsão do início da queima é para as 22:30, ela deve permanecer acesa durante 12 horas.

O presidente do Caep e da festa, Alberto Ranacoski, diz que foram usados 30 metros cúbicos de lenha e carcaça de motosserra que, quando em contato com o fogo, causa um efeito especial. “O custo para montar a fogueira chega R$ 12 mil reais. Durante um mês 15 pessoas trabalham na montagem, sendo ela toda artesanal”.

A programação do evento inicia na sexta com missa em Ação de Graças com presença dos festeiros da comunidade, a partir das 19:00. Já as 20:30, risoto de São João.

No sábado, a partir das 14:00, abertura das barracas. Às 15:00, missa para os idosos e enfermos, sacramento da Unção dos Enfermos e às 19:00, missa festiva animada pela comunidade de Rio Cedro Médio, além de shows musicais.
E no domingo, a partir das 8:00, apuração de votos do Rei e Rainha, transladação da imagem de São João Batista da capela da Vila Maria, bênção dos veículos, missa de Ação de Graças, almoço, apresentações culturais e sorteio de uma moto CG 125, zero quilômetro.